Encontrar um exemplo de cada um deles:
A)Tipos de hipertexto:
Electrônico
Os meus escritos, todos eles ficaram por acabar, sempre se interpunham novos pensamentos, extraordinárias, inexpulsáveis associações de ideias cujo termo era o infinito. Não posso evitar o ódio que os meus pensamentos têm a acabar seja o que for, uma coisa simples suscita dez mil pensamentos, e destes dez mil pensamentos brotam dez mil inter-associações, e não tenho força de vontade para os eliminar ou deter, nem para os reunir num só pensamento central em que se percam os pormenores sem importância mas a eles associados.
Fernando Pessoa, citado in ENCICLOPÉDIA E HIPERTEXTO <http://www.educ.fc.ul.pt/hyper/>
Exploratório
Michael Joyce define dois tipos de hipertexto: Hipertexto Exploratório e Hipertexto Construtivo.
O Hipertexto Exploratório “(…) describes the increasingly familiar use of hypertext as a delivery or presentational technology” e (…) “encourages and enables an audience to control the transformation of a body of information to meet its needs and interests” (Joyce: 41) . A audiência para a qual este tipo de hipertexto se destina tem que ter pleno conhecimento dos sistemas navegacionais e das suas capacidades para que, de algum modo, consiga “to differenciate the unique organizational schemes of hipertext from the more convencional organization of print and other media” (Joyce: 41). Este modelo favorece uma aprendizagem também exploratória, o que vem converter os sistemas de ensino em sistemas de aprendizagem.
Construtivo
Este modelo hipertextual define-se, segundo Joyce, como um “(...) much less familiar use of hypertext as an invention or analytic tool” (Joyce: 42), pois este tipo de hipertexto requer representações visuais do conhecimento que desenvolve. Para tal, os scriptors são os destinatários deste modelo. Este novo vocábulo (Jane Douglas, 1987, baseando-se em Barthes) designa aqueles que “(…) use constructive hypertexts to develop a body of information that they map according to their needs, their interests, and the transformations they discover as they invent, gather, and act upon that information” (Joyce: 42). Esta capacidade de informar por parte dos scriptors é a característica principal deste modelo de hipertexto que visa ser a “(…) tool for inventing, discovering, viewing and testing multiple, alternative organizational structures as well as a tool for comparing these structures of thought with more traditional ones and transforming one into the other”. (Joyce: 42-43)
B)Tipos de links:
Alternate (alternativa)
Designa uma versão alternativa do documento onde a ligação ocorre. Quando usado conjuntamente com o atributo lang, ele implica uma versão traduzida do documento. Quando usada conjuntamente com o atributo media, ele implica uma versão definida para um meio diferente (ou meios).
Stylesheet (folhas de estilo)
Refere-se a uma folha de estilo externa. Consulte a secção referente às folhas de estilo externas para obter mais detalhes. É usado juntamente com o tipo de ligação "Alternate" para as folhas de estilo alternativas, seleccionáveis pelo utente.
Start (início)
Refere-se ao primeiro documento pertencente a um conjunto de documentos. Este tipo de "link" ou de ligação indica às máquinas de procura, qual o documento que é considerado pelo autor como sendo o ponto de partida de um determinado conjunto de documentos.
Next (próximo)
Refere-se ao próximo documento contido numa sequência linear de documentos. Os meios ou agentes usados pelos utentes podem optar por pré-carregar o documento definido como "próximo", a fim de reduzir o tempo de carga previsto.
Prev
Refere-se ao documento anterior, contido numa série ordenada de documentos. Alguns agentes usados pelos utentes também suportam o sinónimo "Previous", que traduzido do Inglês significa "anterior".
Contents (Conteúdos)
Refere-se a um documento que desempenhe o papel de quadro de conteúdos. Alguns agentes também suportam o sinónimo ToC (do Inglês: "Table of Contents").
Index (Índice analítico)
Refere-se ao documento que fornece um índice para o actual documento.
Glossary (Glossário)
Refere-se a um documento que proporcione um glossário com termos pertencentes ao actual documento.
Copyright (Direitos de autor)
Refere-se ao aviso referente aos direitos de autor do actual documento.
Chapter (Capítulo)
Refere-se a um documento que desempenha o papel de "Capítulo" num determinado conjunto de documentos.
Section (Secção)
Refere-se a um documento que desempenha o papel de "secção", num determinado conjunto de documentos.
Subsection (Sub-secção)
Refere-se a um documento que desempenha o papel de "sub-secção", num determinado conjunto de documentos.
Appendix (Apêndice)
Refere-se a um documento que desempenha o papel de "Apêndice" num determinado conjunto de documentos.
Help (Ajuda)
Refere-se a um documento que oferece ajuda sobre um determinado tema (mais informação, ligação a outras fontes de informação, etc.)
Bookmark (Marcação de leitura)
Refere-se a uma marcação de leitura. Essa marcação consiste numa ligação a uma palavra-chave no interior de um documento extenso. Poder-se-á usar o atributo title, por exemplo, para rotular uma marcação de leitura. Note-se ainda que se podem definir várias marcações de leitura em cada documento.
C)Características de Hipertexto:
HIPERTEXTO
O paradigma do hipertexto é o paradigma chave fundacional da Rede, e é o que fornece à Rede o seu poder e potencial. A sua natureza não linear, não hierárquica, sem fronteiras (embora se fale numa Fronteira Electrónica), e orientada para o objecto, tem profundas implicações quer para a Internet, quer para sociedade, possibilitando o que podemos apelidar de sociedade aberta.
Ainda que Vannevar Bush e Ted Nelson sejam comummente vistos, respectivamente, como o avô e o pai do hipertexto, o conceito já era utilizado na literatura antiga, tal como o Talmud; com o seu comentário no comentário do texto principal, e as suas anotações e referências a outras passagens dentro do próprio Talmud, e fora dele na Torah e no Tenach. É uma forma muito biológica de apresentar a informação e que mostra como a nossa mente processa, organiza e guarda a informação. Cria um espaço de informação muito orgânico, quando oposto ao formato linear artificial, imposto pelo paradigma da imprensa.
Conceptualmente, o hipertexto forma associações chamadas links, entre grandes pedaços de informação chamados nós. A estrutura resultante é vulgarmente referida como uma rede. Estas características básicas, acopladas às outras características do hipertexto, permite que a produção seja extremamente rica, flexível em documentos e metadocumentos, especialmente quando combinados com multimedia, para formar a fusão referida como hipermedia.
O hipertexto é um sistema de representação de informação, que fornece a uma network semântica não linear múltiplos caminhos, e agora múltiplas experiências da informação. Assim, para implementar o hipertexto, é crucial dispor de um layout navegacional. Relacionado com este está o grau de controle que o autor dá ao leitor sobre a informação, e a integração da informação na Rede como um todo.
-Pode-se dizer que este blog constitui uma escrita coletiva:
Sim.Porque envolve várias fontes e diversas pessoas visitam e comentam ampliando o horizonte comunicacional.
terça-feira, 28 de agosto de 2007
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Um comentário:
Oi! Tuas respostas não foram as coisas que discutimos em aula e não estás explicando e dando exemplos. Acho que é melhor conversarmos pessoalmente, ok?
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